MCE-byte
Um leitor do nosso blog, que pediu sigilo de sua identidade, entrou em contato conosco nos oferecendo a documentação de uma empresa falida chamada MCE-byte. Essa empresa tinha como proposta a seus clientes, viagens para realidades virtuais em ambientes previamente construídos conforme o perfil de cada um. A fonte da documentação não nos foi informada. A proposta do nosso leitor é que, ao analisarmos a documentação, criássemos uma animação usando como base as informações obtidas.
Para termos mais clareza do que chegava às nossas mãos, fizemos uma análise diplomática dos documentos e, num segundo momento, o plano de classificação. Como base teórica, usamos o texto do professor André Porto Ancona Lopez intitulado “Identificação de Tipologias Documentais em Acervos dos Trabalhadores” localizado no livro “Arquivos do Mundo dos Trabalhadores”. Segue o resultado que chegamos após esse estudo.
Para termos mais clareza do que chegava às nossas mãos, fizemos uma análise diplomática dos documentos e, num segundo momento, o plano de classificação. Como base teórica, usamos o texto do professor André Porto Ancona Lopez intitulado “Identificação de Tipologias Documentais em Acervos dos Trabalhadores” localizado no livro “Arquivos do Mundo dos Trabalhadores”. Segue o resultado que chegamos após esse estudo.
Análise diplomática dos documentos da empresa MCE-byte:
1. Ficha Funcional | 1.1. Elementos Externos Suporte: papel Forma: cópia Formato: folha avulsa Gênero: textual Validação: Papel timbrado com logomarca e endereço da empresa |
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1.2. Elementos Internos (Como a informação está disposta e como ela se comporta) Informações colocadas em suas respectivas indicações dispostas num formulário. |
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2. Notas Fiscais | 2.1. Elementos Externos Suporte: papel Forma: cópia Formato: folha avulsa Gênero: textual Validação: Papel timbrado com logomarca e endereço da empresa |
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2.2. Elementos Internos Informações colocadas em suas respectivas indicações dispostas num formulário. |
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3. Tabela de Preços | 3.1. Elementos Externos Suporte: papel Forma: cópia Formato: folha avulsa Gênero: textual Validação: Papel timbrado com logomarca e endereço da empresa |
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3.2. Elementos Internos Dados colocados seguindo uma sequência lógica e indicações relacionadas. |
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4. Pedido de viagens virtuais | 4.1. Elementos Externos Suporte: papel Formato: folha avulsa Gênero: textual Validação: Papel timbrado com logomarca e endereço da empresa além de assinatura do solicitante |
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4.2. Elementos Internos Informações alocadas com lacunas a serem preenchidas conforme o pedido. |
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5.Panfletos publicitários | 5.1. Elementos Externos Suporte: papel Forma: cópia Formato: folha avulsa Gênero: textual e iconográfico Validação: Papel timbrado com logomarca e endereço da empresa |
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5.2. Elementos Internos Além das informações em texto, o panfleto faz uso de uma grande imagem. |
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6. Projetos imagens impossíveis | 6.1. Elementos Externos Suporte: papel Forma: cópia Formato: folha avulsa Gênero: iconográfico |
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6.2. Elementos Internos Apenas as imagens seguidas de pequenas indicações textuais. |
Plano de Classificação – Fundo MCE-byte:
Grupo | Função | Espécie | Nº de Documentos | Datas-limite |
Gerência de Pessoal | Registro de pessoal | Ficha Funcional |
04
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01/03/1996
a
08/09/1999
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Gerência de Finanças | Controle financeiro | Notas fiscais |
04
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23/04/1997
a
28/04/1997
|
Tabela de preços |
04
|
01/04/1996
a
01/04/1999
|
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Gerência de Vendas | Registro de venda dos produtos | Pedidos de vendas |
04
|
19/04/1997
a
25/04/1997
|
Gerência de Marketing | Divulgação de produtos | Panfletos de divulgação |
04
|
?
|
Gerência de Produtos | Desenvolvimento de produtos | Imagens impossíveis |
04
|
?
|
Definição das funções da empresa:
Registro de pessoal: controle dos dados e das funções dos prestadores de serviços da empresa que ficam sob a responsabilidade da Gerência de Pessoal.
Controle Financeiro: registro e controle dos preços detalhados por produto oferecido e controle dos valores recebidos dos clientes.
Registro de venda dos produtos: controle dos pedidos feitos pelos clientes interessados nos produtos.
Divulgação de produtos: divulgação dos pacotes oferecidos pela empresa com o objetivo de dar maior visibilidade dos produtos aos seus clientes.
Desenvolvimento de produtos: elaboração de imagens que podem proporcionar ao viajante maior aproveitamento da experiência virtual.
Controle Financeiro: registro e controle dos preços detalhados por produto oferecido e controle dos valores recebidos dos clientes.
Registro de venda dos produtos: controle dos pedidos feitos pelos clientes interessados nos produtos.
Divulgação de produtos: divulgação dos pacotes oferecidos pela empresa com o objetivo de dar maior visibilidade dos produtos aos seus clientes.
Desenvolvimento de produtos: elaboração de imagens que podem proporcionar ao viajante maior aproveitamento da experiência virtual.
Referência:
MARQUES, Antonio José;STAMPA, Inez Terezinha. Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2o Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos: memória e resistência/organizadores – Rio de Janeiro: Arquivo Nacional; São Paulo: Central Única dos Trabalhadores, 2012. 172 pg.
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